Conheça aqui a atualidade da nossa empresa

Projeto WaveRoller foi tema do programa "Mar - A Terra Prometida"

Data da notícia: 7 Janeiro 2015

O episódio 3 - Energias Renováveis do programa "Mar - A Terra Prometida", emitido na SIC Notícias no passado dia 3 de janeiro, apresentou o projeto de energia das ondas que a Eneólica tem instalado ao largo da costa de Peniche.

Este episódio conta com declarações de Augusto Barata da Rocha, professor da FEUP/diretor da Oceanus; António Sarmento, presidente da WavEC; Ana Brito Melo, diretora executiva da WavEC; António José Correia, presidente da câmara de Peniche; João Maciel, diretor de Desenvolvimento Tecnológico da EDP Inovação.

Recorde-se que o WaveRoller resulta de uma parceria com a AW-Energy, estabelecida pela Eneólica em julho de 2007, da qual resultou a SEANER, SA, empresa que gere a primeira central de energia das ondas em grande escala, instalada na costa de Peniche: o projeto WaveRoller.

O WaveRoller é um sistema único, comprovado e patenteado, concebido para a conversão de energia das ondas em eletricidade, sendo o primeiro sistema pensado para fazer o aproveitamento do fenómeno SURGE em ondas de fundo no near-shore.

O projeto encontra-se neste momento em fase pré-comercial, tendo sido já instalado com êxito o primeiro protótipo com vista à demonstração da viabilidade técnica e económica da tecnologia e instalação de um Parque Comercial.